quarta-feira, 8 de setembro de 2010

CONVITE SESSÃO MAGNA

O Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu, através de seu presidente Fernando Fernandes de Melo e de toda sua diretoria, tem a imensa satisfação em convidar V.Sa para Sessão Magna alusiva ao aniversário da cidade de Igarassu. Na ocasião será empossada a nova diretoria para o biênio 2010 / 2012.

Contamos com sua importante presença.

Data: 27 de setembro de 2010 – 19h
Local: Centro de Artes e Cultura Manoel Bandeira
Av. Joaquim Nabuco S/N, Igarassu - PE

quinta-feira, 10 de junho de 2010

Reunião itinerante alusiva ao Meio Ambiente


A Diretoria do Instituto promoveu no último dia 06 de junho do corrente ano, uma Reunião Itinerante no distrito de Nova Cruz alusivo ao Dia Mundial do Meio Ambiente. As atividades começaram no inicio da manhã com a presença de sócios e convidados sentados embaixo de uma arvore no mirante colina 77 admirados pela vista panorâmica do litoral, onde na ocasião as Biólogas Herlange Carneiro e Gleyce Barbosa realizaram uma reflexão abordando a temática ambiental. Durante a vivencia os participantes poderão explanar suas opiniões e assim contribuíram para o enriquecimento do debate. A reunião foi finalizada com um almoço coletivo num restaurante as margens do Rio Timbó, e nesse momento a Bióloga Genilse Gonçalves agradeceu a participação do Instituto no Fórum Permanente de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21.

Fernando Melo – sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu

segunda-feira, 7 de junho de 2010

Instituto comemora seu 57º aniversário


No dia 23 de maio de 2010, comemorou-se o aniversário do Instituto Historico e Geografico de Igrassu, com uma palestra cujo tema foi: " O Ensino da Africa nas escolas públicas". O Presidente Fernando Melo convidou o palestrante Porf. Mestre José Bento Rosa da Silva. A palestra ocorreu na Escola Estadula Brasilino José de Carvalho em Cruz do Rebouças; tivemos a presença dos sócios, simpatizantes de história, alunos da Faculdade de Goiana e da FUNESO, representantes das escolas Carlos Xavier, João Pessoa Guerra, Brasilino, entre outras. A palestra baseou-se em mostrar aos convidados uma África nos tempos de grandeza e poder, como o Egito e a Etiópia com seus reinos exuberantes. O clima africano é bem parecido com o do Brasil e há uma pluralidade nas etnias. No periodo da Idade Média achavam ser os africanos filhos de Cão, um dos filhos de Noé que fora amaldiçoado, desde então em tempos antigos os mesmos africanos sofrem discriminação, mas muitos procuraram na religião muçulmana o saber ler e escrever, tanto que liam o alcorão e já no Sec. XV havia em Mali uma biblioteca onde os europeus iam estudar lá. Para encerrar a palestra que foi notável aos nossos ouvidos, o professor citou duas frases: " Sem filhos estas nús" e " A gente só morre quando se é esquecido". Finalizando o Presidente Fernando Melo pediu a todos para irmos às fotos e depois fechamos com um almoço no Restaurante Nartrille também em Cruz do Rebouças.

Josce Carvalho - Sócia efetiva do Instituto Histórico.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Convite para aniversário do IHGIg

O Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu tem imensa satisfação em convidar V.Sa para atividade alusiva ao 57º aniversário de fundação desta instituição que tem como finalidade fomentar a cultura, a defesa e conservação do Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural do município de Igarassu e cidades circunvizinhas.

Palestra: A História da África na Rede de Ensino
Palestrante: José Bento Rosa da Silva - UFPE
Local: Escola Estadual Brasilino José de Carvalho
Data: 23 / 05 / 2010. Inicio: 10:00h

sexta-feira, 9 de abril de 2010

"LOUCOS POR HISTÓRIA" VISITAM TRÊS ESTADOS DURANTE A SEMANA SANTA

Às quatro horas da madrugada do dia 01 de abril, a comitiva do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu junto com familiares e amigos reuniu em frente ao posto policial de Cruz do Rebouças de malas pronta para cruzar o Estado de Pernambuco mais uma vez. Desta vez o destino principal foi Paulo Afonso na Bahia.
A comitiva contou com a presença de professores de diversas áreas, estudantes e profissionais liberais que estavam distribuídos em oito carros totalizando 38 pessoas dispostas a passarem a Semana Santa longe de casa.
O grupo ficou hospedado em Paulo Afonso na Bahia, mas visitou cidades do estado de Alagoas e de Sergipe durante os quatro dias do feriadão. Conheceu Usinas Hidrelétricas, cidade histórica e fizeram um passeio de Catamarã no rio São Francisco.
A primeira parada foi em Garanhuns para abastecer os carros. Depois seguiram direto para Paulo Afonso para almoço na prainha dos Paulo Afonsenses.
No dia seguinte formos premiados com uma cidade histórica belíssima que fica as margens do São Francisco. Falo da cidade de Piranhas que está localizada no sertão do Estado de Alagoas e que encanta quem passa por lá. Teve origem no século XVIII, como pouso de viajantes que percorriam a cidade. Está encantadora cidade em 1859 foi visitada pelo Imperador D. Pedro II. Piranhas foi o ponto de partida da famosa volante comandada pelo Ten. João Bezerra, que emboscou e matou Lampião e seu bando na Gruta de Angicos, em 28 de julho de 1938.
O bando teve suas cabeças cortadas e exibidas nas escadarias do antigo Palácio Provincial de Piranhas, onde hoje se encontra a prefeitura municipal. Seus atrativos são: preservados casarios dos séculos XIX e XX, o Museu do Sertão - localizado numa antiga Estação Ferroviária, com um rico acervo sobre o cangaço; a Igreja de Santo Antônio de Lisboa; o Mirante Secular - construído pelos ingleses e de onde se ver o Centro Histórico da cidade.


Além de Piranhas passamos por Delmiro Gouveia, cidade alagoana que teve a 1.ª Usina Hidrelétrica do Nordeste - Angiquinhos. O seu fundador foi o comerciante de couro de caprinos Delmiro Augusto da Cruz Gouveia que chegou a cidade de Pedra, conhecida por este nome na época, em 1903 e inaugurando Angiquinhos em 26 de janeiro de 1913.
Canindé do São Francisco cidade do estado de Sergipe que tem a Hidrelétrica de Xingó, visitada pelo grupo na tarde de sexta-feira, após um almoço na prainha de Canindé. O Cânion do Xingó – principal atrativo turístico do Complexo integra nas águas do rio São Francisco os Estados de Sergipe, Alagoas e Bahia. Podendo ser feito pelo passeio de Catamarã com direito a banho no Cânion de Xingó e aproveitar a magia do lugar. Como os membros da comitiva não perdem tempo aproveitou ao máximo o passeio pelas águas do São Francisco e o banho nas águas do Velho Chico.

O que chamou atenção foi o Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso que é um conjunto de usinas, localizado na cidade de Paulo Afonso, formado pelas usinas de Paulo Afonso I, II, III, IV e Apolônio Sales (Moxotó), que produz 4.279,6 megawatts de energia, gerada a partir da força das águas da Cachoeira de Paulo Afonso, um desnível natural de 80 metros do rio São Francisco. Sendo assim, o Complexo de Usinas de Paulo Afonso tem a maior capacidade instalada dentre as usinas do Brasil, já que Itaipu com 12.600 MW é binacional (Brasil/Paraguai).
A construção do Complexo Hidrelétrico de Paulo Afonso no início da década de 50 foi um marco para a Engenharia Brasileira, visto que foi necessário controlar e reverter o fluxo do Rio São Francisco, numa obra de Engenharia sem tamanho para aquela época, para então iniciar-se o processo de construção da barragem pra primeira usina (Paulo Afonso I). Logo depois surgiram as outras.


E para encerrar nossa viagem almoçamos na cidade de Garanhuns e fizemos uma foto no relógio de flores. Semana Santa maravilhosa, bem aproveitada, pois todos além de se divertir adquiriram conhecimentos que é pra sempre. Depois da nossa visita ao rio São Francisco ele não será o mesmos...


Edvânia Lopes Vieira

domingo, 14 de março de 2010

Três Ladeiras



No sabado de sol enquanto muitos estavam com seus afazeres diários, uma comitiva do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu resolve fazer um passeio Ecológico no distrito de Três Ladeiras em Igarassu.
Antes de adentrar na mata os membros segue para conhecer a localidade onde esta sendo construído o Centro de Integração e Ressocialização de Itaquitinga como também o seu processo de construção que por sinal anda em passos lentos....
De volta ao povoado de Três Ladeiras uma parada no bar do Joel para tomar uma coca-cola bem geladinha e inicia um bate-papo bem descontraído, relembrando o passado, como se fazia um pedido de mortadela numa barraca, como era os refrigerantes e também a embalagem da uva passa. É o tempo passou e as coisas mudaram refrigerantes tem diversos sabores, marcas e qualidades, sem falar na uva passa que você compra e vem na bandeja ou no saco plástico e a qualidade não é a mesma.
Deixando a conversa de lado seguimos a nossa trilha com a ajuda do jovem Jalyson, morador da região, caminhamos cerca de uma hora numa mata fechada e com uma deslumbrante paisagem até chegar a primeira bica com uma água geladinha e muito boa para um delicioso banho de bica, coisa que não fazemos todos os dias. Pois é meus caros colegas não deu para resistir....e o banho veio logo em seguida.
Mas não parou por aí. seguimos adiante e encontramos mais duas bicas com uma água excelente e o banho continua....
Ás vezes se faz necessário sair da rotina e aproveitar o que a natureza tem de melhor para nos dar enquanto é tempo e podemos encontar bem próximo de nós, pois daqui a 20 anos ou até mesmos ante podemos ficar sem cachoeiras, rios e bicas. Sem falar nos nossos filhos, netos e bisnetos que não derão a mesma oportunidade q nós....rsrs.

Aí vai a dica: um dia de sol quer sair da rotima e ficar longe do estresse da cidade vá conhecer Três Ladeiras e fazer uma trilha no resquícios de mata atlântica que existe na região.
O distrito de Três Ladeiras ficar a 35 kilometro aproximadamente de Igarassu. A notícia mais antiga da região advém de 1803 e a capela é sob invocação de Nossa Senhora das Dores da Santa Cruz.


Edvânia Lopes Vieira - Sócia efetiva do IHGIg

terça-feira, 9 de março de 2010

Visita a Três Ladeiras

Uma comitiva do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu realizará no dia 13 de março de 2010 (sabado) uma visita ao distrito de Três Ladeiras, com o objetivo de levantar informações sobre a história da localidade, e na ocasião os participantes do grupo farão uma trilha ecológica num trecho de mata atlantica da região.

domingo, 7 de março de 2010

Sítio dos Marcos



Os membros do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu realizaram uma visita ao Sitio dos Marcos, local alusivo ao primeiro núcleo de povoamento em Pernambuco, com o objetivo de visualizar como se encontra o local onde aconteceu o desembarque de Duarte Coelho em 09 de março de 1535 e discutir como se deu a colonização na região pelos portugueses.
Além da visita aconteceu um bate-papo dirigido por alguns membros. O professor Elias Monção da Faculdade de Formação de Professores de Goina e membro benemerito desta instituição foi o primeiro a falar, onde o mesmo relatou sofre o processo de colonização de PE, tendo em vista o local da visita, logo appós o professor Guilherme Jorge Barreto, diretor do Museu Histórico de Igarassu e membro efetivo da instituição relatou o porque do Sítio dos Marcos ser conhecido por esse nome, no local tinha o marco da Capitania de Pernambuco que era administrada por Duarte coelho e também o da Capitania de Itamaracá Administrada por Pero Lopes de Souza. como também o papel de Cristovão Jacques no Sitio dos Marcos com a criação da feitoria. Logo após foi a Vez de Carlos Fernando professor de história da rede estadual de ensino e membro efetivo, abordando sobre a colonização portuguesa na Ásia, África e Ámerica. E para encerar o bate-papo o vice-presidente relatou suas aventuras pela terra dos Sítios dos Marcos como também fato curiosos da região.
Depois do encontro no Sitio dos Marcos os membros seguiram para um delicioso almoço na caldeirada em Itapissuma.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Convite para debate sobre o primeiro núcleo de povoamento em Pernambuco

O Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu realizará no próximo dia 07/03/2010 apartir das 10h no Sitio dos Marcos um encontro alusivo ao primeiro núcleo de povoamento em Pernambuco. Na ocasião os membros do Instituto promoverão um debate com os participantes.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Convite para criação da Academia Igarassuense de Letras

No próximo dia 19 de fevereiro, as 10h no prédio da Biblioteca Pública Municipal, um grupo de cidadãos realizarão a primeira reunião para criação da Academia Igarassuense de Letras. Diversas pessoas já confirmaram presença, entre elas, professores; escritores; poetas; estudantes e outros.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

INÍCIO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS DO IHGIg


No dia 07 de fevereiro,no prédio da Biblioteca Pública Municipal, a diretoria do IHGIg juntamente com os demais membros iniciaram as atividades do ano de 2010. O ano de 2010 vem com bastante novidades, trabalhos e viagens.
Para começar, no dia 07 de março, os membros e convidados irão se reunir no Sítio dos Marcos - um dos mais antigos pontos de contato entre os europeus e ameríndios - para um debate sobre a chegada de Duarte Coelho a Igarassu como também o papel do índio na história de Pernambuco. Tendo em vista que quando os portugueses pisaram em terras brasileira a população da época era 100% indígenas. Evento alusivo ao 9 de março que irá contar com a participação dos professores Edson Silva e de Carlos Fernando, ambos estudiosos da História Indígenas em Pernambuco.
No mês de abril os membros e amigos arrumam a mala e segue destino para Paulo Afonso na Bahia. No mês de maio teremos uma palestra com a tematica "escravidão". Estamos nos articulando com o palestrante e em breve anuanciaremos dia, local e hora da palestra.
Ficou formada na reunião a comissão que irá dá os primeiros passos para fundar a Academia Igarassuense de Letras. Que se Deus quiser deixará de ser sonho e tornará realidade. Muitas novidades estão por vir. Isso é só um pouco do que iremos vivenciar neste primeiro simestre de 2010.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

"LOUCOS POR HISTÓRIA" VISITA A SERRA DA CAPIVARA-PI


Madrugada do dia 25 de junho de 2009 os membros do IGHIg e alguns amigos e familiares, parte em camboio de 8 carros para cruzar o Estado de Pernambuco e chegar a Serra da Capivara no Piauí. O grande objetivo é conhecer as pinturas rupestres que estão distribuídas em 800 sítios arqueólogico do Parque Nacional da Serra da Capivara que abrange as cidades de São Raimundo nonato, Coronel José Dias, Brejo do Piauí e João Costa.
O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979 pela equipe da arqueóloga Niéde Guidon. É um verdaeiro museu a céu aberto, além das pinturas podemos encontrar plantas de diversas origens, animais de várias especies, fósseis e cerâmica pré-histórica. Quem visita a região tem vontade de voltar várias vezes, pois é um precionante e bem preservado.
Quando o grupo "Loucos por História" deixou Igarassu numa viagem de 6 dias não imaginava o que poderia encontrar pela frente, mas sabia que estavam prontos pra uma aventura. O percurso percorrido foi de quase 3.000 Km, passamos por Petrolina - primeira parada para descanso do grupo, ainda em Pernambuco -, Barragem de Salgadinho na Bahia, Coronel José Dias - onde o grupo ficou por dois dias para visitar o parque -, Araripina (PE), Juazeiro do Norte (CE), Exu (PE), Serra Talhada(PE) e por último a cidade de Triunfo.
Durante os 6 dias de viagem foi possível ver as paisagens nordestina e lidar com o clima quente da região do Piauí, como também apreciar o clima frio de Triunfo no final da viagem. Não poderia deixar de relatar as estradas, pois foi uma verdadeira aventura, foram horas numa estrada de barro no Estado da Bahia com vista numa paisagen sertaneja e aniamais na estrada o tempo todo.No percurso de Pernambuco tinha que fazer verdadeiras manobras, pois buracos eram tantos que não deixa espaço para mensionar quantos. Resultado desta aventura maravilhosa foi pneus rasgados e dois para-brisas quebrados. Que venham outras viagem os membros do IHGIg estão preparados para cair na estrada e ter história para contar, pois somos verdadeiros "Loucos por História".

Edvânia Lopes Vieira - Sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

GUARDA MUNICIPAL DE IGARASSU

Oriunda das instituições imperiais “Guarda Policial e Polícia Local” a Guarda Municipal de Igarassu teve sua criação autorizada através da Lei Estadual nº 52 (Art. 10, § 1º), datada de 03 de Agosto de 1892, teve seu efetivo previsto na Lei Municipal nº 04, de 05 de Agosto de 1892, na gestão do primeiro prefeito de Igarassu o Coronel Luiz Scipião de Albuquerque Maranhão e sua criação definida em Lei do Conselho Municipal nº 06 datada de 22 de Janeiro de 1893, tendo como Chefe do Executivo Municipal o Comendador João Francisco do Amaral. Seu primeiro Comandante foi o Alferes Antônio Moreira do Corpo de Polícia do Estado de Pernambuco. O efetivo inicial era composto de 10 praças, 01 cabo e 01 Comissário Comandante. Desde sua criação a Guarda Municipal de Igarassu, passou por diversas transformações ao longo da História, assumindo diversas denominações como: Força Municipal (Lei do Conselho Municipal nº 04, de 05/08/1892), Força Policial do Município de Igarassu (Lei do Conselho Municipal nº 06 de 22/01/1893), Guarda Municipal do Município de Igarassu (Livro de Ordens da Guarda Municipal do Município de Igarassu de 1893 a 1899), Força Pública (Lei de Orçamento para 1903, de 17/12/1902) e finalmente Guarda Municipal (Lei Municipal nº 11, de 22/11/1912).

Edvan Vieira de França Paz - Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu