segunda-feira, 30 de maio de 2011

IHGI - Nosso 58º aniversário.

No último dia 28/05/2011, às 19h, no Sobrado do Imperador Pedro II, o Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu comemorou 58 anos. Atualmente presidido por Valbério Pereira Cavalcanti, a entidade promoveu a palestra: O Sobrado do Imperador Pedro II ontem e hoje; divida em dois momentos e palestrantes: resgate da história do Instituto que começou naquele local em 23/05/1953, através do sócio fundador Dr. Walfredo Uchoa Cavalcanti. E o Sobrado hoje como Casa do Patrimônio de Igarassu, administrada pelo Iphan, através do arquiteto Fábio Torres.

Após a palestra, foi lançado o selo personalizado alusivo aos 58 anos da associação, com os representantes da Empresa de Correios e Telégrafos. Na oportunidade, o presidente Valbério Cavalcanti agraciou com o selo obliterado, três participantes: Dr. Walfredo Uchoa Cavalcanti e Josce Cláudia Carvalho, sócio fundador e primeira presidente eleita da instituição, respectivamente; Fábio Torres do Iphan/Casa do Patrimônio de Igarassu; e Maurinaldo Moura, que representou o 16º Grupo Escoteiro Narciso Félix de Araújo - que completará em setembro próximo, 40 anos de serviços voltados à formação de crianças e jovens.

Além do Iphan, o presidente articulou outros parceiros que contribuíram para o sucesso dessa atividade histórico-cultural: Usina São Jose, Rotary Club de Igarassu. E 16º Grupo Escoteiro Narciso Félix de Araújo. O evento contou com a presença da diretoria, autoridades, empresários, imprensa local, Dário Barros do site Igarassutem, munícipes e convidados de Abreu e Lima, Araçoiaba, Olinda e Recife. Ao final foi servido um coquetel.


PROGRAMAÇÃO DO EVENTO


19h - ABERTURA - Cerimonial: profª Alcina Maria do Nascimento

19h10min - COMPOSIÇÃO DA 1ª MESA

Presidente do IHGI - Sr. Valbério Pereira Cavalcanti

Representante da Prefeitura de Igarassu - Sr. Gilberto Baracho

Palestrante do Iphan - Sr. Fábio Torres

Palestrante do IHGI - Sr. Walfredo Uchoa Cavalcanti

Representante da ECT - Sr. Eduardo Vasconcelos Teles

19h40min - COMPOSIÇÃO DA 2ª MESA PARA A PALESTRA

Palestrante do IHGI - Sr. Walfredo Uchoa Cavalcanti

Palestrante do Iphan - Sr. Fábio Torres

20h50min - APRESENTAÇÃO DO SELO PERSONALIZADO ALUSIVO AO ANIVERSÁRIO

Presidente do IHGI - Sr. Valbério Pereira Cavalcanti

Representante da ECT - Sr. Eduardo Vasconcelos Teles

21h10min - ENCERRAMENTO

21h20min - BUFFET PARA OS CONVIDADOS



DISCURSO DO PRESIDENTE VALBÉRIO PEREIRA CAVALCANTI


Seção Especial de Aniversário

Em 23 de maio de 1953, às 15h30min, nas dependências do Sobrado do Imperador Pedro II, nascia uma associação literária. Era a realização do disposto previsto na Resolução da Câmara Municipal de nº 24, de 06 de março de 1952, que previa a criação do Instituto Histórico de Igarassu. Sua instalação solene ocorreu em 27 de setembro do mesmo ano; quando assumiu sua primeira diretoria eleita; sendo o Sr. José Eduardo da Silva Brito, o primeiro presidente.

Essa noite é duplamente especial para nós que fazemos essa instituição. Pois aqui onde nascemos em 1953, estamos comemorando os 58 anos de vida do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu. Que se consagrou ao estudo da história da “muito nobre, sempre leal e mais antiga Vila de Santa Cruz e Santos Cosme e Damião de Igarassu”. É um momento ímpar. Em pleno Século XXI festejarmos o nascimento e a continuidade de um sonho nascido no século passado, e que foi e é mantido pelo suor e pelo amor de tantas pessoas das mais diversas áreas.

Pessoas como Abílio Nascimento. Walfrido e Ceciliano Uchôa Cavalcanti, Newton Tavares Prestelo, Francisco Azevedo, Guilherme Jorge Paes Barretto, Pedro de Melo Costa, Severino Tavares Uchôa e Plácido de Queiroz Galvão. Pessoas como Walfredo Uchoa Cavalcanti, Inaldo Félix, José Roberto, Ivan Rodigues, Jorge Barretto, Eraldo Gomes de Oliveira, Elias Monção, Fernando Melo, Alexandre Evangelista e Edson Silva.

Cabe aqui nesse discurso, uma reverência especial a nossa ala feminina nas pessoas de Cleonice Fragoso, Maria da Penha Araújo, Ivone Garcia de Melo, Rozilda e Regina Pantaleão Câmara. E as professoras Aldijane Martins, Elianalba e Elianúcia Queirós, Edvânia Lopes, Adisa Ricelhe, Maria Auxiliadora Xavier e Josce Cláudia, a primeira mulher eleita nessa casa.

Eis o nosso patrimônio; que naturalmente crescerá nos anos vindouros; pois comugamos das palavras do primeiro presidente, quando disse que essa instituição depende “... da participação efetiva de quantos fazem a vida social do município.”. Somos 102.021 munícipes. E é nessa sociedade plural, multifacetada, negra, índia, branca e mestiça que nossa associação vive e cresce.

Ao organizarmos esse evento, desejamos fazer uma conexão entre esses dois séculos que fazem parte da nossa vida institucional. E nada mais sugestivo que resgatar o passado e o presente desse prédio secular em dois momentos: a história do IHGI, através do sócio fundador, o Sr. Walfredo Uchôa Cavalcanti; e o Sobrado atual, como Casa do Patrimônio de Igarassu, administrada pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, através do arquiteto e palestrante Fábio Torres.

Nessa noite também, apresentaremos o selo personalizado alusivo ao nosso aniversário, contando com a presença dos representantes da Empresa de Correios e Telégrafos em Pernambuco, nas pessoas do Sr. Eduardo Vasconcelos Teles e a Sra. Silvânia do Carmo.

Aproveitamos para agradecer a todas as pessoas presentes. Às sócias e sócios do Instituto. Às autoridades, colaboradores e parceiros. Pois todos foram importantes para o sucesso dessa atividade histórico-cultural. Agradecemos também pelo apoio da equipe do Iphan em Igarassu, nas pessoas de Fábio Torres e Anne Cavalcanti. E reafirmarmos neste ato solene, o nosso interesse em estreitar e fortalecer os laços com esse importante órgão federal de preservação. Já que temos a responsabilidade de preservar a memória municipal. E um resultado desse contato é podermos nos reunir mensalmente nesse edifício, nascedouro da nossa história.

Sem conhecer o passado, não compreenderemos o presente e nem construiremos um futuro. E nessa noite, o Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu congrega essas várias histórias que enriquecem essa associação literária e cultural; o município, Pernambuco, o Brasil e o mundo. Bem-vindas, bem-vindos à História Viva.

Valbério Pereira Cavalcanti

Presidente



FOTOS DO EVENTO


Cerimonial - Profª Alcina Nascimento


1ª mesa


2ª mesa - palestrante Walfredo Uchoa Cavalcanti



2ª mesa - palestrante Fábio Torres



3ª mesa - Lançamento do selo personalizado



Pessoas agraciadas com o selo personalizado


Sócias e sócios do IHGI e representante do Iphan


Dr. Walfredo Uchoa e prof. Eraldo Gomes


Presença feminina


Coquetel - Representantes da ECT, Maurinaldo Moura e o presid. Valbério


Coquetel - Prof. Miguel e o Designer Lenildo Aguiar

Nenhum comentário:

Postar um comentário