segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Convite para debate sobre o primeiro núcleo de povoamento em Pernambuco

O Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu realizará no próximo dia 07/03/2010 apartir das 10h no Sitio dos Marcos um encontro alusivo ao primeiro núcleo de povoamento em Pernambuco. Na ocasião os membros do Instituto promoverão um debate com os participantes.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Convite para criação da Academia Igarassuense de Letras

No próximo dia 19 de fevereiro, as 10h no prédio da Biblioteca Pública Municipal, um grupo de cidadãos realizarão a primeira reunião para criação da Academia Igarassuense de Letras. Diversas pessoas já confirmaram presença, entre elas, professores; escritores; poetas; estudantes e outros.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

INÍCIO DAS ATIVIDADES ADMINISTRATIVAS DO IHGIg


No dia 07 de fevereiro,no prédio da Biblioteca Pública Municipal, a diretoria do IHGIg juntamente com os demais membros iniciaram as atividades do ano de 2010. O ano de 2010 vem com bastante novidades, trabalhos e viagens.
Para começar, no dia 07 de março, os membros e convidados irão se reunir no Sítio dos Marcos - um dos mais antigos pontos de contato entre os europeus e ameríndios - para um debate sobre a chegada de Duarte Coelho a Igarassu como também o papel do índio na história de Pernambuco. Tendo em vista que quando os portugueses pisaram em terras brasileira a população da época era 100% indígenas. Evento alusivo ao 9 de março que irá contar com a participação dos professores Edson Silva e de Carlos Fernando, ambos estudiosos da História Indígenas em Pernambuco.
No mês de abril os membros e amigos arrumam a mala e segue destino para Paulo Afonso na Bahia. No mês de maio teremos uma palestra com a tematica "escravidão". Estamos nos articulando com o palestrante e em breve anuanciaremos dia, local e hora da palestra.
Ficou formada na reunião a comissão que irá dá os primeiros passos para fundar a Academia Igarassuense de Letras. Que se Deus quiser deixará de ser sonho e tornará realidade. Muitas novidades estão por vir. Isso é só um pouco do que iremos vivenciar neste primeiro simestre de 2010.