sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

"LOUCOS POR HISTÓRIA" VISITA A SERRA DA CAPIVARA-PI


Madrugada do dia 25 de junho de 2009 os membros do IGHIg e alguns amigos e familiares, parte em camboio de 8 carros para cruzar o Estado de Pernambuco e chegar a Serra da Capivara no Piauí. O grande objetivo é conhecer as pinturas rupestres que estão distribuídas em 800 sítios arqueólogico do Parque Nacional da Serra da Capivara que abrange as cidades de São Raimundo nonato, Coronel José Dias, Brejo do Piauí e João Costa.
O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979 pela equipe da arqueóloga Niéde Guidon. É um verdaeiro museu a céu aberto, além das pinturas podemos encontrar plantas de diversas origens, animais de várias especies, fósseis e cerâmica pré-histórica. Quem visita a região tem vontade de voltar várias vezes, pois é um precionante e bem preservado.
Quando o grupo "Loucos por História" deixou Igarassu numa viagem de 6 dias não imaginava o que poderia encontrar pela frente, mas sabia que estavam prontos pra uma aventura. O percurso percorrido foi de quase 3.000 Km, passamos por Petrolina - primeira parada para descanso do grupo, ainda em Pernambuco -, Barragem de Salgadinho na Bahia, Coronel José Dias - onde o grupo ficou por dois dias para visitar o parque -, Araripina (PE), Juazeiro do Norte (CE), Exu (PE), Serra Talhada(PE) e por último a cidade de Triunfo.
Durante os 6 dias de viagem foi possível ver as paisagens nordestina e lidar com o clima quente da região do Piauí, como também apreciar o clima frio de Triunfo no final da viagem. Não poderia deixar de relatar as estradas, pois foi uma verdadeira aventura, foram horas numa estrada de barro no Estado da Bahia com vista numa paisagen sertaneja e aniamais na estrada o tempo todo.No percurso de Pernambuco tinha que fazer verdadeiras manobras, pois buracos eram tantos que não deixa espaço para mensionar quantos. Resultado desta aventura maravilhosa foi pneus rasgados e dois para-brisas quebrados. Que venham outras viagem os membros do IHGIg estão preparados para cair na estrada e ter história para contar, pois somos verdadeiros "Loucos por História".

Edvânia Lopes Vieira - Sócia efetiva do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

GUARDA MUNICIPAL DE IGARASSU

Oriunda das instituições imperiais “Guarda Policial e Polícia Local” a Guarda Municipal de Igarassu teve sua criação autorizada através da Lei Estadual nº 52 (Art. 10, § 1º), datada de 03 de Agosto de 1892, teve seu efetivo previsto na Lei Municipal nº 04, de 05 de Agosto de 1892, na gestão do primeiro prefeito de Igarassu o Coronel Luiz Scipião de Albuquerque Maranhão e sua criação definida em Lei do Conselho Municipal nº 06 datada de 22 de Janeiro de 1893, tendo como Chefe do Executivo Municipal o Comendador João Francisco do Amaral. Seu primeiro Comandante foi o Alferes Antônio Moreira do Corpo de Polícia do Estado de Pernambuco. O efetivo inicial era composto de 10 praças, 01 cabo e 01 Comissário Comandante. Desde sua criação a Guarda Municipal de Igarassu, passou por diversas transformações ao longo da História, assumindo diversas denominações como: Força Municipal (Lei do Conselho Municipal nº 04, de 05/08/1892), Força Policial do Município de Igarassu (Lei do Conselho Municipal nº 06 de 22/01/1893), Guarda Municipal do Município de Igarassu (Livro de Ordens da Guarda Municipal do Município de Igarassu de 1893 a 1899), Força Pública (Lei de Orçamento para 1903, de 17/12/1902) e finalmente Guarda Municipal (Lei Municipal nº 11, de 22/11/1912).

Edvan Vieira de França Paz - Sócio Efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Igarassu